IT Green – Verde e Saudável

Nos últimos anos temos visto um aumento no consumo de energia. Placas e processadores, por melhor que tenham sido projetados ainda consomem muita energia ao trabalhar em tarefas muitas vezes complexas ou até mesmo muito repetitivas.

Lá em 1960 surgiram alguns recursos de virtualização, naquela época o consumo de energia é menos preocupante, os “computadores” eram poucos, porém o custo do hardware e manutenção foi o que fez surgir as primeiras virtualizações, para otimizar seus recursos e diminuir o tempo de ócio dessas maquinas.

Desde então temos visto isso, uma curva ascendente de consumo de energia e melhoria de processamento, otimizações cada vez mais efetivas e compartilhamento de recursos para melhorar o tempo de ócio, quantidade de hardware, desempenho e principalmente consumo de energia.

Ainda que todo esse esforço seja valido, IT Green ainda pode ser cara para diversas companhias, ter hardware local para compartilhar recursos muitas vezes além de caro requer mão de obra especializada para manter tudo seguro e funcionando. A seguir listo algumas tecnologias possíveis para diminuir custo e tambem otimizar seu ambiente, mas tenha os profissionais certos para cada uma delas e um bom arquiteto para dimensionar tudo conforme a real necessidade, visando claro, expansão no futuro.

Dentre os Hypervisors (camada de software para virtualização) podemos listar:

  • VMware ESXi – Software número 1 em virtualização para ambiente corporativo, dinâmico e cheio de features para um ótimo funcionamento e disponibilidade de todo o ambiente, ganhando no desempenho, economia de energia, custo com hardware e disponibilidade.
  • Citrix XenServer – Software de virtualização para camada de aplicação, quem aqui nunca usou uma aplicação virtualizada com Citrix não sabe o que é rodar um app Win32 no celular Android 😉
  • Microsoft Hyper-V – Funciona bem, tem gerencia centralizada e “integrada” com as últimas builds do Windows Server, mas sofre com suas limitações

Esses são os principais softwares em uso no mercado hoje em dia, é possível sim encontrar outras opções, freewares, opensources e talz, mas prefira eles.

Algumas alternativas mais recentes tambem sao atrativas, como por exemplo podemos sitar Docker e Kubernetes, que tem otimizado além de energia tambem o tempo de preparação de um ambiente de DEV ou de teste.

Todo essa tecnologia ainda pode ser usada em um ambiente sem infraestrutura “on premisse” como por exemplo o Exchange, que em sua versão Outlook 365 deixa disponível caixas de e-mail para todos de sua companhia a um custo muitas vezes mais baixo que o de investir em hardware, links, softwares e analistas para administrar quando ele está dentro de seu data center, melhorando tambem a experiencia de seus usuários finais e tirando toda a responsabilidade de administração mais complexa e de backup do seu departamento de TI.

Cloud Computing tambem pode ser uma saída, diversas companhias vendem servidores e serviços profissionais para outras empresas, a Microsoft com seus serviços 365 permite que você tenha mais que e-mail em nuvem, e vai além da sua principal suíte de aplicativos de escritório, já companhias como Amazon Web Services oferece de servidores completos a micro serviços virtualizados, Google Cloud é outro facilitador, que prove em segundos tudo aqui que pode ser ideal para seu ambiente.

Escolher a tecnologia, como será aplicada e fazer o cálculo de custo para comparar com um ambiente “on premisse” tambem precisa levar em conta ambiente legado, muitas vezes o cliente possui um data center, com hardware já ficando obsoleto, porem com sistemas que custaria muito para tirar de dentro daquela sala para a nuvem, podem optar por Cloud Hibrida, levando assim parte do seu operacional para a nuvem e deixando o sistema legado ou até mesmo que for mais custoso dentro de sua sala de dados.

Essa escolha, deve levar em conta desde os custos de mensalidade da nuvem, custo de profissionais para operar, custo de backup e tambem um parâmetro de custo para DR (Disaster Recovery) além dos softwares licenciados e número de usuários conectados.

Deixe seu comentário sobre o que acha de economia de energia para datacenters e IT green, vamos fazer desta tecnologia cada dia mais eficiente e com inovação podemos ter um planeta mais sustentável para nossos filhos.

Sobre João Andreazzi 159 Artigos
Este que vos escreve é apenas mais um apaixonado por tecnologia, inovação, automação e segurança.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*