5G no ano da tecnologia.

Global 5G

Em telecomunicações, o 5G é o padrão de tecnologia de quinta geração para redes móveis e de banda larga, que as empresas de telefonia celular começaram a implantar em todo o mundo no final do ano de 2018, e é o sucessor planejado das redes 4G que fornecem conectividade para a maioria dos dispositivos atuais. (Fonte: WIKIPEDIA)

Neste ano de 2022, foi lançada a tecnologia 5G no Brasil, qual faz parte de um avanço significativo para o padrão anterior, porém ainda temos diversas deficiências a discutir.

Vamos aos pontos, o que o 5G acrescenta para você? Já me fiz essa pergunta e só consegui responder com “Há melhoria de desempenho no geral, principalmente velocidade e latência, uma ajuda com conectividade mais veloz para trabalhar de qualquer lugar!”
Se você se perguntar a mesma coisa e tiver uma resposta mais plausível que esta, posta aqui no comentário.

O 5G mesmo que liberado, ainda que na capital Paulista apenas poucos bairros e locais mais elitizados tem a conectividade completa e realmente funcional, menos de 10% da população possui tecnologia suficiente para se conectar a essa malha e essa parcela normalmente usa para fins recreativos ou simplesmente tem acesso a esta tecnologia porque tem o modelo mais recente dos celulares top de linha. O que torna a tecnologia um pouco cara e distância do pleno funcionamento e até mesmo da implantação ou adoção por empresas para um fim mais digno de nota.

Atualmente poucos modelos, como os recentes Iphones (ainda que não use a rede plenamente ele se conecta ao 5G) os modelos mais recentes da Motorola e da Samsung, todos ja saem aptos para o 5G, mas temos de contar ainda a disponibilidade do sinal, plano de dados do assinante e disponibilidade da operadora para que tudo se conecte e traga uma experiencia digna. Obviamente o sinal pode ser fragmentado e pouco pacote de dados pode ser um problema até para quem pouco trafega na rede, e em suma, 5G mesmo teremos daqui alguns anos ainda, a adoção deste padrão está sendo mais rápido do que foi a adoção do 4G, porém ainda tem muito a melhorar, no primeiro ano nem a COPA vai estimular a implantação mais pesada e adoção em massa.

Um outro ponto a se observar é que desde a implantação do 4G a tecnologia se baseia em IP e para trafegar voz sobre esta rede é necessário protocolos e padrões que nem se quer ainda foram adotados.

Tecnologias como VoLTE e VoWIFI ainda caminham no Brasil e parece não ter interesse das teles em implantar essas melhorias.

VoLTE e VoWIFI

O 5G em suas mais diversas variáveis, puro ou misturado, é assim como o 4G quase uma conexão de dados de alta performance que nao deixa passar áudio de forma tradicional, por isso a adoção das tecnologias Voice Over (VoLTE e VoWifi) se faz tao necessária, para uma melhor experiencia do usuário quando este estiver trocando dados na rede e receber chamadas a ligação não interromper o seu download.

Mas sobre isso eu explano em uma outra hora 😉

Sobre João Andreazzi 159 Artigos
Este que vos escreve é apenas mais um apaixonado por tecnologia, inovação, automação e segurança.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*