Linux Permissão de Arquivos

No Linux, as permissões de arquivo controlam quem pode acessar e como um arquivo ou diretório pode ser usado. Elas são representadas basicamente por três conjuntos de três bits, cada um dos quais representa uma permissão:

Leitura (r): Permite que o usuário leia o conteúdo do arquivo ou liste o conteúdo do diretório.

Escrita (w): Permite que o usuário modifique o conteúdo do arquivo ou crie novos arquivos ou diretórios no diretório.

Execução (x): Permite que o usuário execute o arquivo como um programa ou entre no diretório.

As permissões são definidas para cada usuário e grupo que tem acesso ao arquivo ou diretório. O usuário que cria um arquivo ou diretório é o proprietário (Owner) dele e tem todos os privilégios. Outros usuários e grupos podem ter suas próprias permissões definidas.

As permissões de arquivo podem ser alteradas usando o comando chmod. O comando chmod aceita uma lista de três valores, um para cada conjunto de três bits. Cada valor pode ser um dos seguintes:

‘r’ para leitura

‘w’ para escrita

‘x’ para execução

‘+’ para adicionar uma permissão

‘-‘ para remover uma permissão

Chmod

Para conceder ao grupo admin permissão de leitura e execução em um arquivo, você usaria o seguinte comando:

chmod g+rwx arquivo.txt

Para remover a permissão de execução de todos os usuários, você usaria o seguinte comando:

chmod -x arquivo.txt
Exemplos de permissões de arquivo:

Aqui estão alguns exemplos de permissões de arquivo:

644: Permissões padrão para arquivos de texto. O proprietário tem permissão de leitura e escrita, enquanto todos os outros usuários têm permissão de leitura apenas.

755: Permissões padrão para diretórios. O proprietário tem permissão de leitura, escrita e execução, enquanto todos os outros usuários têm permissão de leitura e execução.

700: Permissões para arquivos que só devem ser acessíveis pelo proprietário. O proprietário tem permissão de leitura, escrita e execução, enquanto todos os outros usuários não têm permissão de acesso.

777: Este concede permissão para o proprietário, grupo e todos os usuário. Isso significa que qualquer um pode ler, gravar ou executar o arquivo ou diretório. Sendo assim esta permissão é considerada uma prática não segura, pois pode permitir que usuários não autorizados faça uso indevido ou alterações não permitidas do arquivo ou diretório.

Em suma, as permissões de arquivo são uma parte importante da segurança do Linux. É importante entender como elas funcionam para garantir que seus arquivos e diretórios estejam protegidos.

Aqui deixo uma tabela com ampla visão sobre permissões para auxiliar no entendimento e uso posterior. by @sysxplore

 

Sobre João Andreazzi 159 Artigos
Este que vos escreve é apenas mais um apaixonado por tecnologia, inovação, automação e segurança.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*