Alternativas ao JAVA da Oracle!

Desde algum tempo atrás (desde a versão Java 8u202) que a Oracle resolveu licenciar o Java para ambiente corporativo. Levando as grandes companhias a removerem de seus ambientes a solução Java (já não era amplamente usado devido a muitas vulnerabilidades).

Com isso ficamos órfãos de uma boa solução para principalmente funcionar com sistemas do governo como o E-CAC, Conectividade Social ICP, Caixa e ReceitaNet.

E então…

se você não pode usar o Java Runtime Environment (JRE) devido a questões de licenciamento, existem algumas alternativas que você pode considerar:

OpenJDK: É uma implementação gratuita e de código aberto do Java Platform, Standard Edition. É a alternativa mais próxima ao JRE tradicional e é mantida pela comunidade de desenvolvedores de Java.

GraalVM: É uma máquina virtual que suporta várias linguagens de programação, incluindo Java, JavaScript, Ruby e R. É mantida pela Oracle e é oferecida em edições de código aberto e comerciais.

AdoptOpenJDK: Um projeto que fornece builds do OpenJDK com diferentes JVMs (HotSpot e OpenJ9) para várias plataformas. A IBM agora mantém e fornece suportes como Adoptium.

Amazon Corretto: Uma distribuição gratuita e pronta para produção do OpenJDK mantida pela Amazon. É certificada como compatível com o Java SE e é utilizada internamente na Amazon para executar milhares de serviços de produção.

Liberica JDK: Uma distribuição do OpenJDK fornecida pela BellSoft, com suporte para várias plataformas e incluindo suporte a uma JVM compacta chamada Liberica Lite.

Zulu OpenJDK: Uma distribuição gratuita e certificada do OpenJDK mantida pela Azul Systems, disponível para uma ampla gama de plataformas.

Espero ter ajudado, caos use alguma solução diferente, ou queira comentar as dificuldades com sites do governo que ainda usam java, deixe seu comentario.

Sobre João Andreazzi 159 Artigos
Este que vos escreve é apenas mais um apaixonado por tecnologia, inovação, automação e segurança.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*