Proteja Seus Aparelhos: Como Evitar Danos Durante Tempestades e Quedas de Energia

Surpresa em Dia de Tempestade

Em Janeiro de 2022, tivemos diversas chuvas em minha região. Com minha esposa gravida e trabalhando muito o tempo passou e em abril minha filha nasceu, com isso ganhei uns dias de folga e aproveitei estar em casa “atoa” para junto de minha esposa e filha assistir um filme, foi ai que veio a surpresa, minha TV da sala não ligava, comentando com o sindico aqui do prédio me foi informado que meses antes (Janeiro) havia tido uma chuva e queimado eletrônicos de diversos moradores da minha torre.

O seguro Morreu de Velho

Desesperado, minha humilde TV 4K pica, de 60 polegadas havia queimado!

Em alguns dias comentei com alguns amigos e fui recordado que se houver seguro do apartamento eu poderia acionar o seguro, mais do que rápido liguei na Porto e fui prontamente atendido, um técnico veio, diagnosticou e trocou a placa queimada por uma nova, sanando assim o problema da TV.

Tempestades e Raios: Um Perigo Real

Casos como o meu são mais comuns do que se imagina, especialmente no verão, quando tempestades e raios são frequentes. A maior parte dos problemas ocorre quando um raio atinge a rede elétrica próxima à residência. O Brasil é um dos países com a maior incidência de raios do mundo, com uma média de 77,8 milhões de raios por ano, segundo o Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Inpe.

Como os Raios Afetam os Aparelhos

Quando um raio atinge a rede, ele percorre até encontrar uma parte aterrada, onde é descarregado. Aparelhos sensíveis, como lâmpadas e fontes de alimentação de computadores e TVs, podem ser danificados nesse processo.

Outros Riscos Durante Tempestades

Mesmo sem raios, tempestades e ventos podem causar defeitos transitórios na rede, provocando desligamentos e religamentos na distribuição de energia. Esses religamentos automáticos podem gerar oscilações na tensão, causando surtos que danificam equipamentos sensíveis. Em casos extremos, esses surtos podem até causar princípios de incêndio.

O Problema do Restabelecimento da Energia

Após um apagão, o principal problema é a volta da energia. As concessionárias regulam a voltagem da rede, mas no restabelecimento pode ocorrer sobretensão, danificando eletrônicos que usam voltagens mais baixas.

Como se Proteger

Para minimizar riscos, instale dispositivos de proteção de surto (DPS) e no-breaks. Esses equipamentos ajudam a eliminar picos de tensão e protegem contra sobretensão. Ainda assim, a melhor opção é retirar os aparelhos da tomada durante tempestades.

Outra opção é criar automação, onde um dispositivo eletrônico (Disjuntor) pode ser programado para trabalhar em uma faixa especifica de tensão, desarmando quando sai da faixa e protegendo sua casa.

Queimou, e Agora?

Se algum eletrônico queimar devido a surtos de tensão, é possível pedir ressarcimento à distribuidora de energia. A Aneel regulamenta que consumidores têm direito a ressarcimento em caso de queima de equipamentos por picos de energia. A solicitação deve ser feita em até 90 dias após a ocorrência, e a distribuidora tem até 10 dias para verificar o equipamento danificado.

Caso tenha seguro residencial é mais rápido, fácil e cômodo acionar o seguro.

Conclusão

Proteger seus aparelhos durante tempestades é essencial. Instale dispositivos de proteção e, se possível, retire os aparelhos da tomada. Em caso de danos, não hesite em buscar ressarcimento junto à distribuidora de energia ou seu seguro.

Sobre João Andreazzi 159 Artigos
Este que vos escreve é apenas mais um apaixonado por tecnologia, inovação, automação e segurança.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*